Detalhes da Notícia


FAICI 2017 recebe final do principal campeonato de Três Tambores do Brasil


Vencedoras das categorias Gold, Silver e Mirim da ANTT serão conhecidas na segunda semana da festa

A adrenalina promete subir na arena da FAICI 2017. A Festa Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba acontece de 3 a 12 de agosto com grandes atrações musicais e uma programação de rodeio que garantirá a empolgação do público presente nas arquibancadas. Entre as provas, a festa será sede da final da competição de Três Tambores da ANTT.

No rodeio da FAICI 2017, será na disputa dos Três Tambores que as mulheres mostrarão suas habilidades como amazonas dentro da arena. A festa receberá as melhores competidoras do principal campeonato da modalidade no Brasil, organizado pela ANTT (Associação Nacional dos Três Tambores), que existe desde 2004. São 12 etapas durante a temporada. Em cada uma, as competidoras pontuam conforme o desempenho nas provas, e assim o ranking é montado e é determinante para definir as participantes da etapa final da competição.

A prova requer preparo físico, tanto da competidora quando do cavalo, para contornar cada um dos três tambores, dispostos de maneira triangular, no menor tempo possível. Caso o tambor seja tombado no percurso, a competidora é penalizada com acréscimo de cinco segundos de tempo por cada um que for derrubado.

E não é apenas velocidade e precisão das amazonas que garantem o sucesso na prova. Depois que a corrida termina, o animal passa pela avaliação de um juiz credenciado e faz um exame antidoping. "Se ele tiver qualquer marca proveniente de equipamentos utilizados na prova, a competidora é desclassificada por questão de bem-estar animal", explica Flávia Cajé, vice-presidente da ANTT.

E como no ano passado, a FAICI será sede da grande final da temporada 2016/2017 da modalidade. Nesta etapa, na categoria Gold Race competem as amazonas que ocupam do 1º ao 10º lugar do ranking. Já na categoria Silver Race estarão as participantes do 11º ao 20º lugar. E para a categoria Mirim, com crianças até 12 anos, a final contará com as cinco competidoras melhores pontuadas no ranking.

Serão mais de R$ 100 mil em premiações distribuídos na final da ANTT, sendo que a campeã da categoria Gold Race ganha um carro zero quilômetro. "Esta temporada será bem disputada até a final. Nós temos grandes competidoras e cavalos geneticamente muito bons na modalidade. E será um prazer ter a final em Indaiatuba porque a FAICI sempre acolheu a ANTT com muito carinho", conta Flávia.

No ano passado, na arena da FAICI, Fatiana Ferreira, de Guaíra (SP), foi consagrada campeã na categoria Gold Race, enquanto Heloisa Sá Rezende Barbosa (Presidente Prudente - SP) foi o destaque da categoria Silver Race, e Tarcila Ferguson (Rio Verde - GO) foi a vencedora na categoria Mirim. Mais informações no site www.antt.org.br.

 

« Voltar