NOTÍCIA FAICI 2019 recebe 14ª etapa da Copa Wrangler Panther Cutiano

FAICI 2019 recebe 14ª etapa da Copa Wrangler Panther Cutiano

A FAICI (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba) será palco da 14ª etapa do calendário da Copa Wrangler Panther Cutiano nesta temporada. Das 13 etapas anteriores, o veterano Altamiro Lima dos Santos foi campeão em quatro e finalista em outras quatro. O sul-mato-grossense lidera o ranking do campeonato com uma boa vantagem sobre os demais concorrentes e dos 32 animais que montou até agora, foi derrotado antes dos oito segundos apenas três vezes, mantendo um retrospecto de 90%.

Entre seus principais concorrentes até o momento, três são jovens revelações da modalidade Cutiano, incluindo o próprio filho de Altamiro Lima, que figura entre os cinco melhores do ranking. Felipe Mariano dos Santos ainda não venceu nenhuma etapa este ano, mas tem feito grandes atuações que o levaram a seis finais em nove eventos em que competiu na temporada, sempre com notas de destaque, incluindo a maior nota do ano até agora, quando obteve 90,75 pontos montando a égua Lembrança.

Com o melhor retrospecto entre os cinco primeiros do ranking, o paranaense Elexsandro Carrasco obteve nota em 28 das 30 montarias que fez até agora (93%). Ele, que também faz parte do time de jovens competidores revelados pela Copa Panther, venceu uma etapa este ano e foi finalista em outras cinco. Outro jovem talento entre as estrelas do campeonato é o paulista Luiz Felipe da Silva, que também venceu uma etapa e foi finalista outras cinco vezes, se mantendo desde o início da temporada no Top 5 do ranking.

Além dos jovens talentos, dois outros competidores experientes merecem destaque e figuram entre os favoritos, mantendo sempre boas posições no ranking. Pablo Luís Bertolin já chegou a liderar o ranking e foi campeão este ano na Festa do Peão de Colorado, uma das mais importantes do país, mantendo um retrospecto de 73% de aproveitamento nos animais que montou nesta temporada. José Leal Neto é o atual campeão do Rodeio da FAICI e vive um momento especial. No ano passado ele sofreu uma lesão no ombro e teve que passar por cirurgia que o afastou por cerca de nove meses das arenas, voltando às atividades somente há algumas semanas.

Completando a lista de destaques, aparece o prata da casa Rodrigo Pedro Rosa, considerado um dos grandes nomes da modalidade na atualidade e que leva o nome de Indaiatuba por todo o Brasil. Tricampeão nacional pela Copa Panther, Rodrigo Pedro Rosa venceu três das quatro edições do campeonato já realizadas, incluindo as duas últimas consecutivas. Apesar de estar entre os 10 melhores do ranking, na atual temporada seu desempenho está um pouco abaixo do que estava exatamente há um ano quando liderava rumo a seu terceiro título, porém ele pretende usar a torcida a seu favor para reverter sua situação e se aproximar ainda mais dos líderes.

Destaque

Os animais que estarão presentes na etapa da Copa Wrangler Panther Cutiano na FAICI pertencem a Cia. Tito Cardoso, de Aparecida do Taboado (MS). Entre os destaques está a égua Fera Goiana, considerada por muitos o melhor animal da modalidade Cutiano da atualidade e que conquistou o título de Melhor Animal do campeonato em 2017 e 2018. Nesta temporada ela já proporcionou duas das três melhores notas do ano e todas as vezes que o competidor suportou os oito segundos em seu lombo, obteve nota acima de 87,50 pontos, média considerada excelente na modalidade.

Ao contrário da companheira, Paixão Caipira é uma égua conhecida por sua invencibilidade. Este ano, das sete vezes em que se apresentou nas etapas da Copa Panther, em apenas uma o competidor conseguiu suportar os oito segundos, melhor índice entre os principais animais do campeonato. As duas impressionam pelo desempenho quando abre a porteira e pela saúde que demonstram, comprovando o bem-estar estar dos animais de rodeio, que são tratados como verdadeiros atletas.

Copa Panther

A Copa Wrangler Panther Cutiano é o maior campeonato de montaria em cavalos do Brasil. Realizada desde 2015 pela Ekip Rozeta, a Copa Panther leva este nome em homenagem ao lendário cavalo Panther, que fez história nas arenas brasileiras entre os anos 1990 e 2000, sendo considerado o “Rei dos Cavalos de Pulo”.

O campeonato se tornou referência e tem uma parcela importante no resgate e na valorização da modalidade Cutiano, que cresceu e voltou a mídia de forma surpreendente nos últimos anos. Através da Copa Wrangler Panther Cutiano, novos competidores foram revelados, o mercado de animais de pulo voltou a crescer e alguns eventos que tinham deixado de ter interesse no rodeio em cavalos, voltaram a realizar a modalidade, que é genuinamente brasileira.

A Ekip Rozeta é o campeonato que realiza mais etapas durante o ano no Brasil. Ao todo, são realizadas anualmente cerca de 90 etapas em mais de 60 cidades diferentes, incluindo alguns dos mais respeitados eventos do cenário nacional, como Americana-SP, Colorado-PR, São José do Rio Preto-SP, Guaxupé-MG, Divinópolis-MG, Indaiatuba-SP e Cassilândia-MS.